Educação

Empreendedorismo nas salas de aula

Canguçu e Morro Redondo já participam do projeto Jovens Empreendedores

Empreender desde cedo. É esse um dos focos do projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (Jepp), do Sebrae, em parceria com prefeituras do Estado. E duas cidades da Zona Sul já aprovaram legislações que estimulam ainda mais a prática para estudantes do ensino fundamental.

Canguçu e Morro Redondo já terão calendário de atividades a partir de 2018. O objetivo é trabalhar para que o tema seja adotado na educação básica. O vice-prefeito e secretário de Educação de Canguçu, Cledemir Gonçalves, diz que o município foi procurado pelo Sebrae para adicionar os projetos extracurriculares à grade de ensino.

Toda a rede de educação da cidade será contemplada pelo projeto. A lei, aprovada em 23 de outubro, facilita a destinação de recursos à prática e dá um aporte maior. A ideia, de acordo com o secretário, é continuar impulsionando o pensamento empreendedor em Canguçu, já que a população rural chega a 65% do total, e dos 5,5 mil estudantes das 25 escolas, três mil estão nessa área. Dessa forma, o conhecimento pode ficar também no campo e nas agroindústrias da cidade.

Em um primeiro momento, o tema não se tornará uma matéria do currículo, mas um assunto abordado continuamente ao longo do ano letivo. Isso, no entanto, não é descartado. Cledemir diz que a avaliação não depende da escola, mas normalmente a prática é utilizada para despertar o interesse nos estudantes.

Em Morro Redondo, Ana Marques, pedagoga da rede municipal, diz que os resultados desse ano já serão apresentados em uma feira no próximo dia 18. Atualmente, só os anos iniciais da rede municipal fazem as atividades, mas a ideia é que com a recente aprovação da lei a prática seja ampliada. Temas como uma oficina de brinquedos ecológicos, uma locadora de produtos e oficinas de sabores e cores são abordadas por alunos do primeiro ao quinto ano.

O Sebrae
O técnico da Regional Sul do Sebrae-RS, Fabrício Burkert, diz que o programa Jepp será um dos pontos de atuação da lei. Atualmente, o projeto acontece em seis municípios da região sul. Além dos dois que aprovaram as normas de incentivo, Pinheiro Machado, Tapes, Camaquã e Pelotas, com as duas últimas também próximas de aprovarem leis de incentivo.

A ideia, de acordo com Fabrício, é priorizar a atuação em cidades que possuam a legislação que facilite o trabalho, já que o município terá recursos para estimular o tema. Atualmente, são 200 professores de 50 escolas participando do Jepp na região, atendendo mais de quatro mil alunos.

A ideia é ensinar a metodologia empreendedora desde cedo nas escolas. “Não apenas o empreendedorismo empresarial, como também o social”, resume Fabrício. Estimular essa veia nos estudantes é um dos principais pontos do projeto.

A capacitação dos professores fica por conta dos técnicos do Sebrae. A técnica é então aplicada na sala de aula, conforme a série. Cada turma terá uma temática diferente a ser abordada durante o ano letivo.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Chegou a hora de pagar o 13º.  Prefeituras têm dinheiro? Anterior

Chegou a hora de pagar o 13º. Prefeituras têm dinheiro?

Yoshake realiza atividades para crianças de orfanatos Próximo

Yoshake realiza atividades para crianças de orfanatos

Deixe seu comentário